O SESCFONO é uma iniciativa dos professores de Saúde Coletiva do Departamento de Fonoaudiologia que tem como objetivo promover um espaço privilegiado de debates e reflexões acerca da formação dos estudantes de Fonoaudiologia da UFBA. Busca também integrar estudantes de diferentes semestres do curso e professores de todas as áreas de conhecimento por meio de apresentações das experiências vivenciadas em projetos de pesquisa, extensão e estágios que tragam a perspectiva da Saúde Coletiva. 

Em 2011 o SESCFONO teve como tema " A experiência da integração ensino-serviço no Sistema Único de Saúde em Salvador." ,onde se buscou fortalecer as parcerias do curso principalmente com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, com importante foco na Atenção Primária à Saúde. 

Em 2012 teve como tema " Fonoaudiologia e a formação em Saúde Coletiva: desafios e perspectivas". Aberto à participação de estudantes de outras instituições de ensino da Bahia, contou com aproximadamente 200 participantes entre estudantes, fonoaudiólogos e profissionais da rede de saúde. Foram discutidas diversas experiências de formação, tais como o PET-Saúde, os estágios curriculares, além da matriz curricular dos quatro cursos do estado da Bahia. 

Em 2013, o SESCFONO seguindo a linha proposta traz o tema "Integração Ensino-Serviço: consolidando a formação em saúde" com o objetivo de discutir os desafios do Sistema Único de Saúde como um espaço de formação por excelência para as futuras/futuros profissionais de saúde e as alternativas que tem sido propostas para promover uma real cooperação entre Universidade - Sociedade através dos serviços de saúde. Além disso, traz a perspectiva de integrar as diversas áreas da Fonoaudiologia.

Em 2014, a temática do SESCFONO foi: "A Fonoaudiologia e as Redes de Atenção à Saúde". As Redes de Atenção à Saúde são compreendidas como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, integradas por meio de sistemas de apoio. Discutir e refletir sobre as práticas da fonoaudiologia nestas Redes é de grande relevância para garantir um trabalho voltado às reais necessidades de saúde da população, contribuindo na promoção da saúde e no cuidado integral.

Este ano, 2016, o SESCFONO propõe uma programação voltada para o trabalho da fonoaudióloga no NASF, tendo como tema: "O trabalho da fonoaudióloga no NASF: desafios e perspectivas a partir das experiências em municípios da Bahia". Desta forma, propõe-se que as potencialidades e os desafios do trabalho neste âmbito sejam discutidos, no sentido de se fomentar uma melhor compreensão acerca dos objetos, dos instrumentos de trabalho e das atividades que são desempenhadas por estas profissionais em diferentes experiências vivenciadas no estado da Bahia.
Desta forma, serão realizadas mesas de debate com fonoaudiólogas que estiveram ou estão inseridas em equipes NASF, sendo propostos três temas centrais para nossa reflexão: a formação profissional, o processo de implantação de uma equipe no território, e a interdisciplinaridade no trabalho.
Ressaltamos que este seminário, ao propor uma reflexão sobre experiências concretas de trabalho em diversificadas situações, nos ajudará a identificar nós críticos também da formação, permitindo a construção de novos olhares para as propostas que têm sido conduzidas nos cursos de Fonoaudiologia do estado da Bahia.
Ademais, também serão apresentados resultados de pesquisas, relatos de experiência, projetos de extensão, dentre outros trabalhos, de estudantes e profissionais, que tenham alguma relação com o campo da saúde coletiva. Para tal, convidamos todos a contribuírem para o sucesso do evento, submetendo seus trabalhos para apresentação em nosso seminário.
Acreditamos que, mais do que nunca, é preciso fortalecer o SUS. Neste sentido, em tempos de grandes ataques e retrocessos no âmbito da política brasileira, onde o direito à saúde está seriamente ameaçado, este seminário, em sua 5ª edição, busca se consolidar como mais uma ferramenta a serviço desta luta.


Sejam todas e todos bem vindos!
Um abraço,
A coordenação.
Professores responsáveis: Vladimir Arce, Marcos Vinícius Araújo e Taia Nascimento.